A celebração do Dia Internacional da Dança, no dia 29 de abril, é promovida pelo Conselho Internacional de Dança (CID / UNESCO) desde 1982. A data é referência ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.
Neste dia, em todo o mundo, artistas da dança, grupos, escolas, professores de dança, coreógrafos, bailarinos, estarão realizando atividades para difundir a dança e promover o contato desta arte com o público que não tem acesso a mesma. Em Pelotas os artistas, profissionais e estudantes da dança se uniram para celebrar este dia por meio de uma programação diversificada, distribuída pela cidade, demarcando a importância da dança no contexto local.
O intuito desta comemoração é promover a democratização do acesso à dança, desenvolver reflexões sobre a importância da dança no cotidiano das pessoas e, também, incentivar governos de todo o mundo a garantirem espaço para dança em todos os sistemas de educação (do infantil ao superior), pois entende-se que, por meio da dança, se desenvolve consciência perceptiva, crítica, analítica etc.
A dança está presente na nossa existência desde o primórdio da raça humana, como modo de expressão desta existência. É lugar de identidade de povos, crenças e costumes. É representação do que se vive, se pensa, se aprende, se intui.
Por isso, o Curso de Dança - Licenciatura da UFPel, em conjunto com a ADAP (Associação de Dança de Pelotas) e demais Instituições e pessoas que trabalham com Dança na cidade, promovem a comemoração do Dia Internacional da Dança em Pelotas.
2012
Será um show de Dança!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário